quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Naufrágios


Para muitos, a primeira imagem que surge à mente é a de um antigo galeão, que em seu interior leva uma arca do tesouro, cheia de brilhantes moedas de ouro e esmeraldas, mas protegido por enormes tubarões; para outros é a luta do homem contra os elementos, que afinal triunfam, levando para o fundo sonhos e vidas.
O Brasil possui uma enorme costa e nela jazem os restos de mais de 10.000 embarcações. Muitas são o sonho dos “Caçadores de Tesouro”; outras, se transformaram no habitat de uma rica fauna subaquática, e hoje são uma das maiores atrações para os mergulhadores, numa especialidade que vem cada vez mais atraindo adeptos.
NAUFRÁGIOS NO BRASIL
Pode-se afirmar que existem mais de 10.000 embarcações naufragadas em nosso litoral, sem contar embarcações de pequeno porte como lanchas, traineiras, pequenos veleiros, etc.
Uma grande concentração de embarcações submersas é diretamente proporcional à importância histórica das regiões e ao tempo que durou esta importância.
Encontramos grande número de naufrágios na Bahia e no Rio de Janeiro, que já foram capitais brasileiras; também isso ocorre na região de Recife, porto de grande importância comercial desde os tempos coloniais pela produção e escoamento do açúcar e palco de diversas disputas com os holandeses; Santa Catarina também possuí muitos naufrágios antigos, por ter sido rota para o Prata bem como existem muitos na rota Rio de Janeiro – Santos.
Muitos naufrágios, que apenas conhecemos por meio das fontes históricas ainda não foram localizados mas, com a expansão do mergulho em nosso litoral, aliado à melhoria e a maior acessibilidade a equipamentos, muitos deles ainda serão encontrados em curto período, criando assim novos pontos de mergulho onde poderemos desenvolver uma de nossas paixões.
(FONTE: http://www.naufragios.com.br/brasil_mdf.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário