quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Naufrágios em Fortaleza - Mara Hope




Histórico

Mara Hope é um navio petroleiro que naufragou na costa de Fortaleza no dia 6 de março de 1985 sendo atualmente uma atração turística da cidade.[1]
Fabricado em 1967 pelo estaleiro espanhol Astilleros de Cádiz sendo chamado de Juan de Austria e posteriormente Asian Glory. Pertenceu às empresas Naviera Ibérica, Bona Shipping, Carpathia Trading e Commercial Maritime.
Em 1983 sofreu um incêndio o qual atingiu a casa de máquinas do navio quando estava ancorado em Port Neches, no Texas. Todos os 40 tripulantes sairam do navio sem nada sofrer.
Em 1984 foi para Taiwan para ser vendido como sucata, contudo no meio da viagem, em 1985, o rebocador teve problemas mecânicos na costa brasileira, ficando ancorado no Porto do Mucuripe.
Em meio a um temporal, com maré alta, as amarras do Mara Hope se romperam e a embarcação derivou 1,6 km até encalhar nas proximidades da praia de Iracema.
Referências
07/11/1983 - Grandes danos foram causados por um incêndio na casa de máquinas, enquanto passa por um processo de reforma. O Navio encontrava-se ancorado em Port Neches, Texas, EUA. Cento e cinquenta residente nas proximidades do porto, foram retirados devido ao grande risco de explosão. Os quarenta tripulantes à bordo, abandonaram o navio sem nada sofrer. O navio ficou em chamas por quatro dias.
20/11/1984 Partiu de port Neches rebocado pelo rebocador Progress II, com destino a Kaohsiung para desmonte, onde iria passar pelo Cabo de Horn.
06/03/1985 - O rebocador teve problemas mecânicos enquanto pasava pela costa brasileira, o que impdediu a continuação da viagem.
08/03/1985 - Fundeado em Fortaleza
21/03/1985 - Quando o rebocador tentou fundeá-lo em Fortaleza, o Mara Hope derivou 1 milha, vindo á encalhar. todas as tentativas de reflutuação não tiveram êxito, e o naufrágio acabou sendo abandonado

Nomes que o Navio chegou à ter:
-Juan de Austria - Naviera Ibérica SA
-Asian Glory (1979) - Bona Shipping Co, Monrovia
-Mara Hope (1983) - Carpathia Trading Ltd, Monrovia
-Mara Hope (1983) - Comermcial Maritime Ltd
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mara_Hope)

Nenhum comentário:

Postar um comentário